Programas de treinamento para Cavalos
maio 30, 2017
Quais os erros mais comuns na alimentação dos cavalos?
junho 25, 2017
Ver Tudo

Alimentação dos Cavalos

Alimentar um cavalo pode parecer um pouco confuso. São muitas as opiniões e sugestões e existem opções variadas no mercado de rações e suplementos. Apesar de cada cavalo ser um caso diferente, a base é a mesma! Estamos lidando com animais herbívoros, não ruminantes, e sua natureza deve sempre ser respeitada!

Há uma vasta gama de alimentos disponíveis na natureza e no mercado, porém, cada cavalo é um indivíduo, com diferentes metabolismos.

Sendo assim, quantidade e o tipo de alimentação fornecida dependerá da raça, idade, peso, estado geral de saúde, carga de trabalho e até mesmo do clima do local aonde cavalo está treinando ou aonde vai ser realizada a próxima competição, por exemplo!

Como alimentar meu cavalo?


ÁGUA:

Disponibilize ao seu cavalo água fresca e limpa à vontade.

Cavalos necessitam em torno de 5 a 15 litros de água por dia.

Se possível , faça com que seu cavalo tenha acesso à água em todos os momentos, caso contrário, certifique-se de que seja oferecida pelo menos três vezes ao dia.

Sempre observe os cochos, para que sejam limpos e que a água seja trocada diariamente.

Deve-se estabelecer um intervalo entre o exercício e a ingestão de água! Evite pelo menos por uma hora antes e depois.


VERDE

Carboidratos estruturais, como feno e capim, são essenciais para a dieta de um cavalo.

Os cavalos comem grandes quantidades de verde, devendo ser esta a sua principal fonte de alimento. Na verdade , os cavalos devem comer cerca de 1 a 2% do seu peso corporal em verde, todos os dias! Uma abundância em feno para mastigar.

Certifique-se de que o feno você alimenta seu cavalo está livre de mofo e poeira.

Como são animais de pastejo constante, os cavalos que passam boa parte do tempo encocheirados devem ter o feno e o capim disponíveis na baia.


CEREAIS

Forneça ao seu cavalo carboidratos não estruturais com moderação.

Seu excesso na dieta pode causar diversos males à saúde do animal, incluindo casos severos de Laminite Aguda.

Os cereais como a aveia, o milho e a cevada, também são essenciais para a nutrição de um cavalo, pois fornecem muita energia necessária para as explosões musculares.

Deve-se fornecer pequenas quantidades de grãos para o seu cavalo durante o dia,junto com as porções de ração.

Certifique-se de medir as porções que você alimenta seu cavalo para saber queestá dando a ele a quantidade correta.

Se o tempo estiver quente, ofereça os cereais durante as horas mais frescas do dia, como no início da manhã e no final da tarde.


RAÇÕES

Complementar a dieta do seu cavalo com as rações industrializadas contribui para o fornecimento de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Embora o seu cavalo consiga a maioria de suas calorias do feno e capim, você deve alimenta-lo com alguns alimentos fortificados para ajudar a atender a eventuais lacunas nutricionais.

Proteínas, gorduras, vitaminas e minerais são partes importantes da nutrição do cavalo, mas eles não são necessários em grandes quantidades.

O consumo de ração vai estar relacionado com a quantidade de trabalho exercido pelo cavalo.

Um animal sedentário, que vive a pasto, pode não precisar de alimento concentrado se a pastagem for adequada, mas um cavalo atleta deve receber a ração adequada a sua atividade, ou não irá ser capaz de realizar seus treinos diários.


SUPLEMENTOS

Suplemente conforme necessário. Isto dependerá da função do cavalo e de seus objetivos.

Se você acha que seu cavalo não está respondendo da forma esperada ou parece não estar recebendo todas as vitaminas e minerais necessários, você pode, em conjunto com o veterinário do animal, decidir complementar com vitaminas especiais para cavalos.

Basta ter cuidado para não sobrecarregar seu cavalo, um excesso de vitaminas pode causar outros problemas indesejados!


GULOSEIMAS

Presentear seu cavalo com guloseimas quando você quer recompensá-lo pode ser uma ótima maneira de melhorar o relacionamento!

Apenas certifique-se de que você não está exagerando, assim seu cavalo pode exigir os agrados, recusando-se a obedecer sem eles, ou pode até tentar fuçar em sua roupas procurando os deleites.

Existem diversos tipos de "snacks" industrializados, como biscoitos e barras energéticas, que prometem energia e sabor.

Os cavalos aceitam bem os tradicionais cubos de açúcar, mas as opções saudáveis como maçãs frescas, cenouras, casca de melancia e aipo fazem grande sucesso entre os equinos!

Abuse dos mimos saudáveis para seu cavalo.

2 Comentários

  1. Bons esclarecimentos sobre alimentação equina. Estou iniciando e achei muito útil. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *