Condicionamento Físico do Cavalo Atleta
fevereiro 6, 2016
Problemas Ortopédicos dos Cavalos
fevereiro 6, 2016
Ver Tudo

Hidroterapia Equina

Hidroterapia

Uma das técnicas da Fisioterapia que nos mostra excelentes resultados com os equinos é a hidroterapia, que consiste no uso da água como forma de tratamento, terapia. Para os animais normalmente as formas aplicáveis são a natação e a esteira aquática.

Esta técnica promove diversos efeitos benéficos, desde fisiológicos até psicológicos. Tendo em vista que na água reduz-se o peso do animal e o impacto do exercício, sendo estas as maiores vantagens desta terapia, já que podemos tratar sem sobrecarregar.

A terapia na água promove aumento na circulação, diminuição da dor, aumento da flexibilidade e mobilidade, fortalecimento de tônus muscular e ainda um grande incremento no equilíbrio, coordenação e manutenção de postura. Um animal paralisado dos membros posteriores, por exemplo, na água ganharia mobilidade e possibilidade de realizar diversos exercícios que em solo seriam impossíveis.

Além disso, a água também funciona como um ótimo estímulo sensorial e proprioceptivo, e que complementa perfeitamente as outras técnicas empregadas na melhora de um paciente. A água aquecida promove o relaxamento muscular e o aumento da circulação, ajudando muito em contraturas, alívio da dor e no relaxamento geral do animal.

Os efeitos psicológicos não podem ser descartados. O próprio alívio da dor já promove o bem estar e melhoria da qualidade de vida, mas com certeza a mobilidade que o animal ganha na água faz com que adquira a confiança e a independência muitas vezes necessária para voltar a andar. Podemos observar nos pequenos animais, em muitos casos, o animal tem medo de apoiar uma pata por trauma psicológico com a mesma, e na água perde este medo apoiando-a espontaneamente.

Por fim, a hidroterapia pode ser usada como um artifício para promover o emagrecimento e fitness do animal. A perda de calorias é considerável, um programa de emagrecimento e fortalecimento tem grandes avanços utilizando-se a água.

Confira este vídeo feito na Hidroesteira da Villa dos Cavallos!


Hidroesteira (esteira na água):

O animal se exercita na água, estimulando o tato e a coordenação motora com mínimo impacto sobre as articulações. Usada também para melhorar a resistência, mobilidade, condicionamento e aumento da queima de calorias.

A temperatura da água, velocidade e inclinação da esteira são reguláveis e determinadas de acordo com a necessidade específica do paciente.

Imersão Total ou Natação:

Nesta modalidade, com exceção da cabeça, o corpo encontra-se submerso e o animal não tem apoio no piso, portanto tem que movimentar constantemente os membros para manter-se na superfície.

Como a caixa torácica fica totalmente submersa, a pressão exercida pela água torna-se um obstáculo para expansão da mesma, aumentando o esforço durante a inspiração. A compressão abdominal também aumenta a pressão das vísceras sob o diafragma. Assim, a natação favorece o trabalho respiratório, que pode aumentar em até 60%.

Com o corpo submerso, também haverá maior pressão sobre os vasos sanguíneos periféricos, forçando o sangue a se concentrar mais na circulação central. Isso leva a um aumento do débito cardíaco, favorecendo o sistema circulatório.

É um excelente exercício para os animais atletas, pois favorece muito o sistema cardiorrespiratório sem sobrecarregar as estruturas do aparelho locomotor.


Veja nessa excelente reportagem do canal Horse Brasill, o trabalho realizado com cavalos atletas em uma propriedade em Botucatu, onde as condições naturais do terreno permitiram a construção de uma "raia" e os cavalos são exercitados com regularidade! Os resultados são incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *