Na execução desta técnica uma palpação criteriosa de toda a musculatura e estruturas tendíneas são realizadas.
Desta forma é possível observar se existe um desenvolvimento muscular equilibrado, detectar a presença de tensões e dores localizadas e assim, direcionar a terapia ou o treino do animal prevenindo lesões de esforço repetitivo e garantindo o desempenho atlético desejado.
A massagem consiste na aplicação de pressão superficial ou profunda através de vários tipos de movimentos (Effleurage, Petrissage, Tapotment, etc.).
Os efeitos podem ser reflexos ou mecânicos.
Os reflexos consistem na inibição da dor. Os mecânicos consistem no auxílio ao retorno sangüíneo e linfático, o alongamento do músculo e fáscia e a mobilização de adesões.
O ciclo dor-tensão-dor é uma das grandes indicações das técnicas de massagem, principalmente em problemas de coluna, comuns na rotina clínica. A massoterapia resulta em diminuição de tensão muscular e conseqüente diminuição da dor, quebrando este ciclo.
Além disso, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo local, proporcionando uma melhor oxigenação e também a retirada de resíduos metabólicos (por aumentar a drenagem venosa e linfática), o que auxilia o retorno à função muscular e assim grande alívio. Este aumento na circulação leva também ao aumento da temperatura local e da elasticidade muscular, acelerando sua recuperação.
Em muitos casos, problemas musculares vêm associados às adesões e contraturas musculares (nódulos) que podem ser mobilizados e desfeitos com sessões de massagem.
Por último, a massoterapia libera endorfinas, o que confere um efeito relaxante natural à técnica, além de ser muito prazerosa.
É visível a satisfação do animal que recebe massagens regularmente, eles começam a relaxar cada vez mais, e a cada sessão conseguimos novos progressos!