Laserterapia em Cavalos
janeiro 12, 2018
7 passos para um bom aquecimento!
agosto 13, 2018
Ver Tudo

Massagem em Cavalos

Saiba mais sobre esta técnica relaxante!

A massagem é empregada não somente com o propósito de promover o relaxamento dos cavalos, mas principalmente como complemento do processo de avaliação.

Pode ser realizada por um médico(a) veterinário(a) ou mesmo pelo proprietário(a) do animal, basta ter conhecimento da anatomia e do comportamento de cada cavalo!

Na execução desta técnica uma palpação criteriosa de toda a musculatura e estruturas tendíneas são realizadas.

Desta forma é possível observar se existe um desenvolvimento muscular equilibrado, detectar a presença de tensões e dores localizadas e assim, direcionar a terapia ou o treino do animal prevenindo lesões de esforço repetitivo e garantindo o desempenho atlético desejado.

equine-massage-therapists

Para fazer a massagem você precisa estar atento às reações do cavalo, ele demonstra quando encontramos um local dolorido e também relaxa quando o problema foi "desfeito"!

A massagem consiste na aplicação de pressão superficial ou profunda através de vários tipos de movimentos (Effleurage, Petrissage, Tapotment, etc.).

Os efeitos podem ser reflexos ou mecânicos.

Os reflexos consistem na inibição da dor. Os mecânicos consistem no auxílio ao retorno sangüíneo e linfático, o alongamento do músculo e fáscia e a mobilização de adesões.

Veja neste vídeo uma abordagem completa do animal, procurando pontos de stress e o relaxamento da musculatura com o uso da massagem!

Por quê fazer massagem no meu cavalo?

A aplicação de massagem tem grande uso na fisioterapia veterinária.

O ciclo dor-tensão-dor é uma das grandes indicações das técnicas de massagem, principalmente em problemas de coluna, comuns na rotina clínica. A massoterapia resulta em diminuição de tensão muscular e conseqüente diminuição da dor, quebrando este ciclo.

Além disso, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo local, proporcionando uma melhor oxigenação e também a retirada de resíduos metabólicos (por aumentar a drenagem venosa e linfática), o que auxilia o retorno à função muscular e assim grande alívio. Este aumento na circulação leva também ao aumento da temperatura local e da elasticidade muscular, acelerando sua recuperação.

Em muitos casos, problemas musculares vêm associados às adesões e contraturas musculares (nódulos) que podem ser mobilizados e desfeitos com sessões de massagem.

Por último, a massoterapia libera endorfinas, o que confere um efeito relaxante natural à técnica, além de ser muito prazerosa.

Principais Indicações

  • Auxiliar em diagnóstico
  • Relaxamento
  • Overtraining
  • Dor muscular
  • Tendinites e desmites
  • Complementar ao treinamento
  • Estímulo proprioceptivo

É visível a satisfação do animal que recebe massagens regularmente, eles começam a relaxar cada vez mais, e a cada sessão conseguimos novos progressos!
fonte: Cavalo Atleta e livro Fisioterapia Veterinária, Solange Mikail

1 Comentário

  1. felipe disse:

    Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *